• junho 16, 2022
  • Festival do Japão
  • 0

Cerca de 50 atrações participarão da programação, ao longo dos 3 dias do evento, com taikô, bon odori, danças folclóricas, shamisen, artes marciais e muito mais.

O 23º Festival do Japão será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

O palco do 23º Festival do Japão conta com uma programação completa para atender e surpreender o público que sentiu falta do evento. Serão mais de  25 horas de apresentações artísticas, ao longo dos 3 dias de evento, cerca de 50 atrações culturais como os tradicionais: taikô, bon odori, danças folclóricas, shamisen, artes marciais, bandas, cantores e atração internacional.

São dezenas de atrações para o público assistir no palco:  apresentações inéditas no evento e também artistas renomados que não podem faltar na programação oficial com canções e embalos tradicionais. Pela primeira vez no palco do Festival teremos apresentação de stand up com o humorista André Santi, e também bandas revelações do cenário musical como Arigatões Meme Rock,  Banda Akatsuki ,Elisios e Edson Saito Y.ES Band. Além de acompanhar performance de ilusionista com o Ossamá Sato. 

“Apresentamos novidades nesta edição como o show de stand up com o humorista André Santi, um bate papo com YouTubers de Pokémon Go e até uma orquestra de animes e games, a Hyper Sonora, estará presente no final de domingo”, destaca o coordenador do palco, Rodrigo Hiro.

Cerimônia Oficial de Abertura

O palco também é o responsável pelo momento solene do evento com a presença de autoridades, convidados e comissão organizadora para a cerimônia oficial de abertura que acontece na manhã de sábado (dia 16) a partir das 11h.

Ginástica Rítmica Japonesa

Atividades como Ginástica Rítmica Japonesa fazem parte da programação do palco com demonstrações dos grupos: Federação Radio Taisso do Brasil,  Kenko Taisso – Ass. Cultural e Assist. Mie Kenjin do Brasil,  Rizumu Taisso – Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, Kenko Taisso – Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, Rizumu Taisso – Kumamoto Kenjinkai do Brasil e Kenko Taiso – Saga Kenjinkai para movimentar e estimular o público que assistir as   apresentações. 

Parada Taikô

Para ouvir as batidas do coração e encantar com a variedade de tambores japoneses, acompanhe a atração especial, a tradicional parada taikô, nos 3 dias do evento, confira também no palco os grupos de diversos estilos com apresentações inesquecíveis de taikôs: Acal Taikô, Gookai Wadaiko, Mika Youtien – Associação Fukuoka Kenjinkai, Shinkyo Daiko, Kiendaiko, Sakura Fubuki Wadaiko, Ikkon Wadaiko, Requios Geino Dokokai Eisa Taiko, RyuKyu Koku Matsuri Daiko – Shishimai, Washi Daiko.

Atração Internacional

A atração internacional, diretamente de Tokyo, é o MC Tomohiko a.k.a. Rei Capoeirap, músico que mistura canções tradicionais japonesas com funk e berimbau da capoeira. Sua composição “Baile de Tokyo” foi produzida pela KondZilla, a maior produtora de música funk do Brasil. Músicas tradicionais japonesas também estão confirmadas com a participação dos cantores: Diogo Miyahara, Sergio Tanigawa, Takeshi Nishimura, Melissa Taniguti, Joe Hirata, Ricardo Nakase, Karen Ito e Isa Toyota.

Danças Japonesas

Os grupos de danças folclóricas japonesas apresentam novidades em coreografias em apresentações encantadoras para compor a programação oficial com muita técnica e graciosidade com os grupos: Grupo Academia Corpus Line, Grupo Tottori Shan Shan Kassa Odori, Yasuguibushi Dojou Sukui Zenidaiko – Assoc. Shimane Kenjin do Brasil, Nagasaki Jya Odori e Nagasaki Bayashi, Gujo Odori – Associação Gifu Kenjinkai do Brasil. Destaque para participação dos grupos da região sul: Grupo Hikari de Londrina no Paraná e Grupo Aika – ijuí/Rio Grande do Sul. Para animar e deixar ninguém parado: Okinawa Social Dance movimenta todos com a nova modalidade que envolve ritmos das baladas contemporâneas. 

Artes Marciais

Estimulando a prática de esportes, o 23º Festival do Japão  – Do Sonho à Realidade demonstra no palco artes marciais como: Ninjutsu, Karatê, Kendo e outras. As artes estão aliadas no desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se atacando, ou submeter o adversário mediante diversas técnicas, e também expressar um ideal. Vamos acompanhar as práticas com os grupos: Bujinkan Hattori Hanzo Dojo, Ikigai Dojo – Associação da Província de Kagawa do Brasil, Associação Shinjo Dojo, Kendo – Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, Karatê Kyokushin e Kendo – Associação da Província de Kagawa no Brasil e outros.

Entusiasmado, Rodrigo Hiro, coordenador do palco comenta: “Após quase 3 anos desde a última edição, o Festival do Japão retorna com o tema “Do sonho à realidade” trazendo a esperança por dias melhores”.

Miss Nikkey Brasil

O mais tradicional concurso de beleza nikkey realizará a sua grande final no palco do 23º Festival do Japão, no sábado (dia 16), a partir das 18h30, com finalistas de todo o Brasil. Numa emocionante competição com torcidas e representantes de diversas regiões, a Miss Nikkey Brasil 2019, a amazonense Marjorie Honda de Moraes, passará a faixa para a próxima ganhadora do concurso. 

Akiba Cosplay Summit

Concurso que elege os melhores cosplays do evento; são diversas categorias em que os jurados e o público escolhem as caracterizações mais fiéis aos personagens no quesito de avaliação como interpretação, vestuário e técnicas. No palco, domingo à partir das 17h.

Patrocínio e apoio

O Festival do Japão conta com o patrocínio master do Bradesco, apoio cultural da GL Events / São Paulo Expo e Fundação Kunito Miyasaka, e patrocínio do Hospital Japonês Santa Cruz, Hospital Nipo-Brasileiro, Honda Automóveis do Brasil, Nissan Automóveis do Brasil, Hirota Food Supermercados, Comgas, Sakura Nakaya Alimentos, Yokogawa, NTT e Panasonic.

Dentre os apoiadores, destaque para Yamaha do Brasil, Alfa Alimentos, Hinomoto, Hisamitsu do Brasil, Nachi, Sompo Seguros, Kikkoman, Sansuy e Tecfogões.

O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro (Japan External Trade Organization), JICA (Japan International Cooperation Agency), Fundação Japão, MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Ministério do Meio-Ambiente e Japan House São Paulo, além do apoio do Ministério da Cidadania, Prefeitura do município de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e PROAC.


23º Festival do Japão – Do Sonho à Realidade
O maior festival de cultura japonesa está de volta! 
Data: 15, 16 e 17 de julho de 2022

15/07 – sexta – 11 às 21 horas
16/07 – sábado – 09 às 21 horas
17/07 – domingo – 09 às 18 horas

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ingressos: até R$ 30 – www.guicheweb.com.br/festivaldojapao
Estacionamento no local (terceirizado) – R$ 60
Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas

* Entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos

* Meia-entrada para estudantes e professores da rede pública e particular, homens entre 60 a 65 anos

* Meia-entrada apenas mediante documento de comprovação


Compartilhe essa notícia e ajude a divulgar o Festival!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *