O maior festival de cultura japonesa foi realizado com sucesso, reunindo público de mais de 185 mil visitantes nos três dias de evento! O 24º Festival do Japão aconteceu nos dias 07 a 09 de julho de 2023, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Superando a expectativa dos organizadores, o evento ofereceu uma experiência completa da cultura japonesa aos visitantes, com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos, com toda segurança, conforto e qualidade.

Organizado pela KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, desde 1998, o Festival chega à sua 24ª edição, mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão e comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil em grande estilo.

“O 24º Festival do Japão de São Paulo foi um enorme sucesso de público, tendo como tema “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais”, baseado no legado da cultura japonesa e aderente ao momento de preocupação mundial com o clima e preservação da Terra. Esse grandioso evento tornou-se uma referência nacional, com a presença de visitantes de diversos estados em busca de recreação, aprendizado e inspiração para os seus festivais.”, afirma o presidente da KENREN, Toshio Ichikawa.

Nesta edição, o tema do evento foi “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais!”, exaltando um dos principais valores da cultura japonesa, que é o combate ao desperdício, o aproveitamento e a otimização de todos os recursos utilizados, com a sustentabilidade nos 3 R ́s de Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Um dos principais destaques da feira foi a comemoração dos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e um espaço dedicado à divulgação da arte, da cultura e dos produtos das províncias do Japão, além da exposição sobre o tema Mottainai e o espaço Card Games, com o youtuber Capitão Hunter e a presença de influencers como Olaguti.

“Em comparação com o ano passado, tivemos mais visitantes na sexta e no domingo, e menos no sábado. Os visitantes já estão conseguindo balancear a frequência, sabendo que o sábado sempre foi um dia cheio, impossível de se locomover dentro do Festival, estão preferindo ir na sexta ou no domingo!! A estratégia de vender ingressos mais baratos após as 14:00 diminuiu os picos de número de visitantes ao longo do dia, permanecendo em uma maior constância de público ao longo de todo o evento”, analisa o presidente da comissão organizadora do 24º Festival do Japão, Alfredo Ohmachi.

“Outro fato interessante, pelo maior número de atrações criadas pela Comissão, como #FJTAON, área das Províncias, Card Games, várias atrações nos 2 auditórios, além do Palco Principal, fizeram os visitantes permanecerem mais tempo no espaço do Festival, e conseguimos finalizar sem acidentes, acho que essa era a maior preocupação de todos, provando mais uma vez que a frequência do Festival do Japão e uma das melhores, mais educada, mais consciente, mais respeitosa do que a maioria dos eventos realizados na cidade!! Um grande trunfo de marketing para nós!”, resume Ohmachi.

O 25º Festival do Japão está confirmado para os dias 12 a 14 de julho de 2024, no São Paulo Expo.

Compartilhe essa notícia e ajude a divulgar o Festival!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *